Friday, November 19, 2010

Comer melhor: onde está a comida?

O que eu curti na palestra da Carolyn que postei ontem é que ela pensa a comida como um problema de organização das cidades. Porque esse é um aspecto pouco discutido quando se fala em dieta, seja para emagrecer, seja para melhorar a saúde: antes de pilotar as panelas, é preciso comprar os ingredientes em algum lugar.

Pra maioria das pessoas, planejar e fazer uma compra semanal de frutas, verduras e legumes é o primeiro passo pra melhorar a dieta. O tempo que isso leva é o primeiro e mais importante investimento. Que todo "microbairro" tenha uma feira, é uma questão de saúde pública (como também que os alimentos orgânicos sejam mais baratos e acessíveis). Essas fotos foram feitas na quarta, na feira aqui perto de casa, um dos lugares-eventos de que eu mais gosto:

Como a berinjela, a abobrinha e o pimentão amarelo estão de época, é possível comprar a base da caponata por R$2. Um quilo de cebola também sai por esse preço.


Pra quem não conhece: em São Paulo toda feira tem pelo menos uma barraca de pastel. Elas ficam nas pontas, e geralmente são acompanhadas do carrinho do caldo de cana (que hoje vende outras bebidas também). Na hora do almoço muita gente...

Também dá pra comprar todo tipo de cereais, grãos, temperos. E há geralmente barracas que são como mercearias: têm macarrão, azeitona, de tudo... até barraca de roupa e sapato nessa aqui perto tem.

Essa é uma das minhas preferidas, lógico:



No comments:

Post a Comment