Tuesday, November 16, 2010

Caponata para novembro

No post de comida de novembro reparei que todos os ingredientes da caponata estão "de época". Essa é uma receita pouco trabalhosa, mas beeeem demorada - fica um tempão no forno. No fim das contas, acho que vale muito a pena - ela se conserva bem durante um longo tempo e pode ser usada de várias maneiras, como cobertura para uma torrada, recheio de sanduíche, acompanhamento numa refeição ou "molho" de macarrão.

Essa aqui levou pimentões verdes e vermelhos (na verdade é época dos amarelos, e os verdes amargaram um pouco, então acho bom substituir), berinjela, cebola, alho, óleo, sal (lembre de que a coisa vai desidratar bastante, o sal vai concentrar, então modere), manjericão, orégano e pimenta do reino. Também é época de abobrinha, que eu não tinha porque não aguentava carregar mais nada da feira.

Ligue o forno primeiro. Lave os legumes, pique grosseiramente, jogue sal e os demais temperos, regue com um fio de óleo ou azeite de oliva. Isso tudo leva uns vinte minutos, o tempo do forno esquentar.

Mexa de vez em quando, menos no começo, mais quando estiver perto de ficar pronto. Demora, depende de quanto você puser de legumes e do quanto quer que eles escureçam - quanto mais ficar no forno, mais concentrados ficam os sabores. Essa aqui levou uma hora e meia.

Depois de pronta, dá pra acrescentar nozes, uvas passas e azeitonas. Não acho bacana cozinhar nenhum desses ingredientes, que perdem nutrientes e/ou ressecam e/ou mudam de sabor ou textura. Tem gente que põe shoyu no lugar do sal.

No comments:

Post a Comment