Friday, October 22, 2010

Peso X saúde


Fat talk free week é o nome de uma campanha contra a "conversa gorda", assim numa tradução tosca, ou conversa sobre gordura. É aquela lenga-lenga: "que bonita que você está, emagreceu?", "nossa, ela tá parecendo um colchão amarrado naquela roupa". Beleza=magreza, feiúra=gordura. Então, a proposta é parar com isso, cortar essa associação. O pressuposto, vão dizer, é o mesmo do politicamente correto: o que não se diz, não se pensa. E todo mundo sabe que não é preciso dizer pra pensar ou sentir, e nem tudo que a gente diz corresponde ao que a gente de fato pensa ou sente. Mas nesse caso eu acho válido, pelo menos como ponto de partida. Porque não se trata afinal de propaganda e contra-propaganda?

O vídeo, cujo tom super americano pra falar a verdade me incomoda, vale a pena pelo menos pelas estatísticas. Aqui, pelo menos pra mim, elas ajudam a tornar mais concreta a sensação cotidiana de que tem alguma coisa muito errada na cabeça das mulheres. Pra quem não sabe inglês ou simplesmente gostaria de contemplar com calma:
- 54% das americanas que esses caras entrevistaram prefeririam bater com um caminhão a serem gordas;
- 81% das crianças de 10 anos têm medo de ser gordas;
- 67% das mulheres entre 15 e 64 anos já se abstiveram de participar de atividades sociais (como dar uma opinião, ir à escola, ir ao médico) por não se sentirem bem quanto à aparência;
- 10 milhões de americanas sofrem de anorexia ou bulimia;
- as modelos estão numa faixa de magreza que inclui apenas 2% da população;
- se os manequins de loja fossem reais, seriam magras demais para ter filhos.

No comments:

Post a Comment