Sunday, October 24, 2010

Comer melhor: salada

Muita gente diz que gostaria de comer melhor mas não tem tempo. Cronometrei: de abrir a porta da geladeira à salada para duas pessoas em 10 minutos e 30 segundos, com mesa posta e utensílios limpos. Pô, dá pra fazer!


O truque é que a alface já estava lavada e desinfetada. Mas alface não é super estritamente necessária, certo? Então dá pra fazer mesmo sem truque nem raladores japoneses (que valem a pena -aquele troço de plástico com uns dentinhos? é pra dar bode de ralar cenoura pra sempre).


Peguei tudo que ia precisar na geladeira e no armário. Na foto falta a saladeira.

Com o ralador bege fiz tirinhas de repolho roxo. Pus na saladeira, com água e vinagre, marquei 10 minutos no relógio. Lavei o tomate, joguei na água também. (Botei a água e as salsichas no fogo - para o ovo, ponha só a água numa panelinha tampada que ferve mais rápido.)

Lavei a cenoura e raspei a casca. Ralei com o outro ralador, porque prefiro as tirinhas que ele faz, separei. Lavei os dois raladores (só com água e escova, que não tem gordura). Piquei o tomate, tirando as sementes. Piquei a alface.

Enquanto eu fazia isso deu tempo da salsicha cozinhar - o ovo demoraria 3 minutos, acho que daria até o fim dos dez. Botei o prato, garfo e faca, misturei suco de uva com água, peguei o molho de mostarda e mel que já estava pronto na geladeira.

Escorri o repolho e misturei o resto. Com as mãos triturei umas quatro nozes. Pronto.


Dez minutos e trinta segundos, salada pronta, suco pronto, mesa posta. Sem brincar de corrida maluca. Uma salada mais simples (só cenoura, repolho e umas uvas passas ou nozes, só alface,tomate e pepino, por exemplo) seria mais rápida - e daria pra fazer uma omelete com queijo, talvez, certamente duas torradas no forninho pra comer com queijo. Se eu tivesse lavado quatro folhas de alface, seria um pouco mais demorada.

Ah! também deu tempo de tirar essas fotos.

No comments:

Post a Comment