Wednesday, September 8, 2010

RRR

Reduzir, reutilizar, reciclar. Hoje, reutilizar.

Não sou o que se pode definir como uma louca consumista. E no entanto sempre tenho coisas pra doar, roupas, utensílios domésticos...

As instituições beneficentes, quase todas de inspiração religiosa, justamente por isso me motivam certa resistência. Doar para elas com a consciência tranquila envolveria, se a gente fosse levar a sério, conhecer como elas redistribuem aquilo que recebem e/ou usam o dinheiro que arrecadam com a sua venda, o que, honestamente, não rola.

Daí que eu queira repassar a dica do Freecycle. É um site em que as pessoas anunciam o que querem doar ou precisam receber. Havendo interesse, o contato é por email. Doa-se diretamente pra pessoa que vai usar.

Essa é a página global: http://www.freecycle.org/
Essa, a inicial do grupo de São Paulo: http://groups.yahoo.com/group/SaoPauloFreecycle/

A objeção mais plausível é que um site só é acessível pra gente alfabetizada e que tenha um computador ou acesso a um. De acordo. As entidades beneficentes teoricamente atendem gente em situação mais precária. Mas fica uma outra opção, também porque certas coisas têm uma utilidade tão limitada (uma amiga doou uma coleção de fitas cassete!) que a doação aí serve exclusivamente a fins ecológicos. Além disso, as tais entidades aceitam só certos tipos de coisa, já no freecycle consegue-se passar de tudo pra frente. Uma das coisas que eu acho mais legais é que lá tem gente que pega lixo eletrônico e material de construção (resto de tinta, por exemplo).

No comments:

Post a Comment