Friday, September 24, 2010

Coalhada seca e mais um pudim de iogurte

Aqueles dois litros de iogurte do post anterior? Usei em mais uma experiência: deixei-os drenar num pano de algodão, ou seja, fiz coalhada seca. Aqui, uma nota: numa pesquisa-relâmpago, achei colhada seca a pouco mais de R$10 o pote de 300g. Fazer em casa sai pelo menos metade do preço - saberia ao certo se tivesse uma balança. Então, se você para por aqui, tem um monte de coalhada seca. Eu acho melhor salgá-la, tenho a impressão de que ela dura mais, mas só ponho azeite na hora de servir e na porção que vamos comer, porque senão o azeite deixa um gosto ruim. Dá pra por alho, ou ervas finas também. Fica especialmente bom com dill ou hortelã.


Nota: antes de fazer pela primeira vez eu tinha a maior aflição dessa história de por o iogurte dentro de um pano, achava que ele ia atravessar o tecido e escorrer todo. Não acontece, mas lembre-se de que o pano precisa ter a trama fechada e é melhor que seja de algodão porque você pode ferver depois do uso - tecido sintético não aguenta.


Recolhi o soro, aqueci 400ml e descartei uns 300ml, coloquei um pacotinho de 12g de gelatina sem sabor (mas infelizmente vermelha) e três colheres de sopa de Stevita (o tal adoçante cujo volume é igual ao do açúcar). Outra nota: quis usar o soro porque aprendi aqui que ele é super nutritivo, mas água também tem de funcionar, né?


Misturei a coalhada seca.


Enchi a forma até a borda pra desenformar direito, geladeira, e... amanhã eu digo se deu pra desenformar, mas acho que não vai rolar, não. A solução seria colocar mais gelatina, ou reduzir a quantidade de soro ou água mantendo os 12g de gelatina, mas acho que a primeira deve funcionar melhor - a coalhada é muito "pesada" e cremosa, acho que de fato precisa de mais gelatina pra pegar forma.

No comments:

Post a Comment