Durante anos morei numa casa sem uma área livre onde batesse sol, mas agora posso dar vazão ao meu amor pelas humildes ervas. Aos poucos, bem entendido, que as plantas demandam um espírito dedicado e constante que eu preciso fortalecer.
Às vezes é difícil a gente usar todo o maço de hortelã ou manjericão, não é? Então, você tira aquelas folhas maiorzonas mais perto da base e preserva as pequenas, do "olho". Esse é um jeito de consumir melhor os maços, caso você não queira ou possa ter uma muda. Vai usando de baixo pra cima, mantendo os ramos em água. Mas querendo/podendo, ponha os ramos na água, perto de uma janela, pra pegar luz, mas não sol, e espere... E veja se a natureza não é uma beleza: os ramos criam raízes.
Aí é só plantar... E regar, lógico. As ervas aromáticas gostam de solo arenoso (que drena rápido), sol e bastante água. Quanto mais sol elas tomam, mais aromáticas ficam.
Com uma planta em casa, não é preciso mais jogar fora - o que não se usa continua vivo. Fora que a planta no quintal é bonita, o maço, dentro da geladeira... Fazer mudas assim não dá certo com salsinha nem com cebolinha. Mas manjericão é bico, cresce até rápido demais. Hortelã, vou descobrir.
No comments:
Post a Comment