Wednesday, October 24, 2012

Almôndegas, almondeguinhas

Até o nome é gostoso. Primeiro, o resultado:


O básico: carne moída, ovo, pão. O tomate deveria ter sido acrescentado no final da fritura, mas foi interceptado pelo bebê...


 Não há uma ordem obrigatória, mas acho mais fácil misturar o pão (um pãozinho francês seco esmigalhado serve - hoje a gente tinha o luxo de um pão caseiro que não ficou bom), o ovo, um ou dois dentes de alho picado, o óleo e os temperos e só depois por a carne.


Tempero: sal, uma pontinha de canela, pimenta do reino (que eu não tenho posto por causa do bebê) e uma colher de sopa de azeite. Lóschico que dá pra por outras coisas.





Eu só ia fritar e não queria usar muito óleo, então fiz bolinhas pequenas, hm, do tamanho de um bombom. Tem de ir virando.


Quando depois a gente vai por as almôndegas para ferver no molho de tomate dá pra fazê-las maiores, porque o interior vai terminar de cozinhar no molho. Eu passo a fritura por imersão, mas é uma possibilidade também. O próximo crime, digo a próxima variação que eu quero tentar é por um cubinho de mussarela dentro.

Monday, October 22, 2012

Vela de filtro reciclada: vasinho

Outra ideia do meu reciclante marido. O truque é deixar a vela de molho para a cerâmica ficar fácil de cortar e lixar. Pois bem, deixe a vela de molho:


Corte rente à parte de plástico - na foto dá pra ver o corte, que não precisa ser exato. A cerâmica é tão molinha que fizemos com um estilete, mas acho que uma faca serrilhada ou uma serrinha mesmo seriam melhores. (Cuidado com as mãos.)



Como eu quero pendurá-los, fiz três furos com um pedaço de arame que estava de bobeira na área de tanque. Movimentos giratórios, nada de tentar atravessar a parede do vaso de uma vez.





Não precisa fazer furo embaixo porque essa cerâmica vai deixar o excesso de água passar - era o que ela fazia na encadernação anterior, como vela de filtro, certo?

Coloque uma lixa sobre uma superfície plana e movimente o vasinho em vai e vem com a boca para baixo para dar o acabamento.



Se quiser, suavize as arestas com a lixa. Óbvio que dá pra lixar o lado de fora também ou decorá-lo. Mas eu curto essa cor usada da vela. 


Aqui um outro, já com uma suculenta.



Wednesday, October 17, 2012

Wednesday, October 10, 2012

"Alimento puxa alta, e setembro tem maior inflação em 9 anos"

Da Folha de São Paulo do último sábado 6 de outubro (excerto):

"Preços sobem 0,57% no mês passado, com impacto dos aumentos de commodities como soja, trigo e milho
Pedro Soares, do Rio
(...)
Num cenário de juros em níveis historicamente baixos e de retomada da economia neste segundo semestre, a inflação voltou a preocupar com um choque dos preços dos alimentos e a persistência da alta de serviços.
O sinal de alerta veio do IPCA, índice oficial do país, do mês passado: a taxa de 0,57% foi a maior para o mês desde 2003.
Desde junho, a inflação está em aceleração, mas a tendência se intensificou em setembro, quando especialistas creem que os alimentos chegaram em seu "pico" de alta.
A subida decorreu do repasse do aumento das cotações internacionais de importantes produtos como soja, milho, trigo e arroz, que sobem por problemas climáticos no Brasil e no exterior.
Esses produtos são matérias-primas de vários itens e insumo de rações animais - o que impulsionou preços de carnes e aves. Em setembro, a alta dos alimentos (1,26%) foi a mais intensa para o mês desde 2002.
(...)"

Os tais "problemas climáticos" são catástrofes como grandes secas ou inundações que quebram safras mundo afora. O preço dos alimentos básicos, os cereais, que se tornaram commodities, só fez subir nos últimos anos, muito acima da inflação.

À medida que a mudança climática produz "problemas" cada vez maiores, a resposta tem sido criar uma bolsa de apostas em que se joga com o alimento futuro - o lastro desse jogo é a fome, quer na roupagem tradicional, quer no disfarce de supernutrição sem nutrientes - a tal "epidemia mundial de obesidade".

A outra parte da resposta é essa agricultura geneticamente modificada e devidamente patenteada.

Bebezão, quase menininho

 

Desculpem o vídeo estar de lado, no meu computador é um programa que vem com minha máquina fotográfica que o toca, e na posição correta.