Saturday, October 1, 2011

Pão (pra Ana)

16:58 Um copo de leite morno (pode ser água), uma colher de sopa de açúcar, uma colher de chá de sal. Se você for usar o fermento biológico fresco, dissolva-o nessa "sopa":

Três colheres de sopa de óleo (pode-se substituir por azeite ou manteiga):

Dois ovos (opcionais):

Um copo, ou um copo e meio de farinha integral. Quanto mais farinha integral, mais valor nutricional o pão vai ter. Por outro lado, ele fica mais pesado. Normalmente as receitas recomendam misturar em partes iguais para o pão integral.

E (aproximadamente) a mesma quantidade de farinha branca:

Mais uma colher de sopa (um sachê) de fermento biológico instantâneo (se usou fermento fresco lá no primeiro passo, não precisa colocar o seco):

Eu gosto de mexer com a colher, até ficar bem pesado:

Daí eu passo a massa pra pedra da pia (que tem de ser lavada ou limpa com álcool antes, certo?) para o acréscimo do que falta de farinha (não dá pra mexer até o ponto certo com colher, porque fica pesado demais):

Incorpora-se a farinha pressionando o pão contra a pedra e dando uma leve torção (preocupa não, você vai descobrir o movimento). Até que a massa se desprende facilmente da mão e da pedra, mas ainda está macia. Se você exagerar na farinha, dá pra corrigir acrescentando um pouco de água ou leite. Com o tempo a gente sabe mais ou menos o quanto falta pro ponto.

Nesse pão de hoje eu pus nozes. Dá pra por um monte de coisas gostosas, outras farinhas (de aveia, de linhaça...), sementes, frutas secas... Só não é uma boa ideia por nada que vá fazer água (tipo tomate fresco). 


Não é necessário assar em forminha, qualquer assadeira (mesmo de vidro) serve. De qualquer jeito, e mais por precaução, unte as superfícies que vão entrar em contato com o pão. Eu ponho um fiozinho de óleo e passo papel de cozinha ou um guardanapo pra espalhar:

Jogue um pouquinho de farinha, que gruda no óleo:

Uma receita dá dois pães:

17:30 Que crescem mais rápido se você esquentar o forno e puser pra crescer cobertos por um pano úmido (a umidade serve para a superfície não ressecar e para o pão não grudar no pano):

18:14 Quando você achar que estão de bom tamanho... FOGO NELES! Uns 200 graus, pouco mais, pouco menos. Um detalhe: se o forno tem aquelas barras pra abrir, pendure o paninho pra secar. Se não, ponha por cima do fogão mesmo, que seca

18:45 Bom proveito. 

Deixe esfriar com um paninho (aquele mesmo que secou) por cima. Nesses dias tórridos de primavera (quem disse que essa é uma estação romântica???) eu guardo num saco plástico dentro da geladeira.

1 comment:

  1. pão para alfaces... amanhã vou reproduzir (não da maneira como vc está fazendo agora, mas a receita). beijos

    ReplyDelete