O molho mais simples é uma mistura de partes iguais de água e shoyu (molho de soja fermentada) e uma colher rasa de sopa de maisena (amido de milho) para cada, digamos, copo (300ml). Experimente. Se gostar de um molho menos salgado, é só aumentar a água, se quiser um molho mais líquido, diminuir a maisena.
Normalmente eu gosto de acrescentar um pouco de sake (vinho de arroz) culinário e um pouco de óleo de gergelim, que dão o gosto típico ao molho. Mas hoje não tinha nenhum dos dois.
Acrescentei sim uma colher de sopa de gengibre picado. Tem quem ponha açúcar.
Então, aqui tem: meio copo de água, meio copo de shoyu, uma colher de gengibre picado e uma colher de sopa de maisena:
Mistura-se tudo e pode-se armazenar em geladeira:
No fim do preparo de carnes ou legumes (sem nenhum sal), é só acrescentar o molho e esperar engrossar - o que demora muito pouco.
Importante lembrar que o shoyu tem muito sal, então é sábio usar esse molho com moderação e, para o equilíbrio dos sabores, fazer uma compensação à japonesa (arroz sem sal ou com sal e açúcar e legumes sem sal ou quase como acompanhamentos para uma carne com molho à base de shoyu, por exemplo) ou à chinesa (pouco sal nos acompanhamentos e alguma coisa doce misturada, como as uvas passas e a cenoura no arroz).
Também fica bom fritar a carne de boi com cebola e acrescentar esse molho, ou, no frango, pôr castanha de caju no final, junto com o molho que vai engrossar, ou depois de desligar a frigideira.
Muito bom, usado e recomendado!
ReplyDelete