Tuesday, November 27, 2012

Um ano e um mês

Andando.

Hoje ele tomou chuva de verdade pela primeira vez. Ah, sapatear nas poças...

Macarrão integral ao molho branco com tomate e abobrinha

Na minha cabeçola, macarrão sempre ia ter ou molho de tomate ou molho branco. Eis que um dia alguém fez um molho branco e pos uns cubinhos de tomate. :O!


 Ingredientes: 
- uma cebola pequena picadinha;
- um tomate picado;
- uma abobrinha pequena picada ou ralada;
- uma colher de sopa de farinha de trigo;
- leite (um copo, acho);
- manteiga (ou óleo), sal, noz moscada e pimenta do reino.
    

Refoguei a cebola na manteiga...


e quando ela começou a dourar, peneirei a farinha de trigo (esse é o jeito "clássico" de fazer molho branco):


Depois se acrescenta leite aos poucos, mexendo bastante - eu prefiro tirar a panela do fogo no começo dessa parte. Ponha o leite, mexa até virar uma pastinha, daí ponha mais um pouco. Se a gente erra, formam-se bolinhas. Tem a opção do amido de milho dissolvido no leite frio...


+ temperos (não ponho pimenta do reino por causa do bb):


Quando o molho já estava grosso, joguei os legumes picados e deixei um instante - um ou dois minutos, só pra amolecer um pouco:


nesse eu acrescentei atum em lata, e se não estivesse poupando o pé de manjericão, teria posto umas folhinhas também.


Wednesday, November 21, 2012

Calendário de aniversários

Fiz umas mudanças, coloquei linhas pontilhadas e uns números mais bonitinhos. Aqui link para a folha de janeiro e fevereiro (conservei o dia 29, que é tão interessante). Aqui link para todos os outros pares de meses (um com 30, outro com 31 dias). Pra quem não gosta ou não quer ou não tem tempo para escrever os nomes dos meses, é só posicionar o cursor na parte superior e usar um dos tipos de letras do windows. Mais instruções no post anterior desta série.




Monday, November 12, 2012

Calendário de aniversário 2

Mais duas versões para o calendário de aniversários (isso me lembra de novo da amiga, que fazia cookies na véspera de toda prova difícil). Este é para imprimir em papel A4, na orientação paisagem, ou seja, "deitada". Daí corta-se a folha ao meio. O resultado é um calendário menor, mas com bastante espaço para decorar.


Essa é a página que você pode baixar:


Depois é colocar o nome dos meses nas janelas superiores, apagar as linhas de borda e os dias sobrantes (por exemplo, os dias 30 e 31 no mês de fevereiro), imprimir (sem salvar as alterações), cortar a folha ao meio, anotar os aniversários dos queridos e pendurar na parede.



Para instruções detalhadas de como apagar as bordas etc. continue a ler:

Wednesday, November 7, 2012

Calendário de aniversários

Soube da existência dos calendários de aniversários pela mãe de uma amiga que tinha uma família enorme - as festas dessa família hoje em dia são realizadas num hotel, que eles "fecham"! Parece inútil com o tanto de gadgets que lembram de tudo, mas o fato é que pra mim nada funciona como um pedaço de papel na parede. Quer dizer, vamos ver.

Essas são duas primeiras versões, em doc, para papel A4. Bem básico mesmo. A primeira versão, a da esquerda, tem só uma coluna de números, a outra, à direita, tem duas colunas e imprimi as bordas da tabela de cima. A ideia, pra quem não gosta de desenhar-escrever, é por os nomes dos meses em cima, depois apagar as bordas - fica como na da esquerda.



Aqui o arquivo doc para calendário com duas colunas de números.

Aqui o arquivo para o calendário com uma coluna.

Fotos noturnas, ruins = quando o bebê dorme (e já não entendo nem caixa de sucrilhos). Pra quem quer brincar com as letras, por desenhos, etc., é só tirar as bordas da tabela de cima e mandar ver. Também dá pra tirar os números e fazer à mão, claro. A minha piloto ficou assim:



Pra apagar as bordas, na minha versão do Word, os botões estão na abinha Design. Pra mexer mais, é útil exibir as linhas de grade (na aba Exibição).


Friday, November 2, 2012

Tráfico humano, tráfico de crianças

Da Folha de São Paulo do dia 23/10, trecho de depoimento de Satyarthi Kaylash:

"(...) Ainda temos 215 milhões de crianças trabalhando.

O tráfico de crianças é o terceiro maior mercado ilícito do mundo. Perde só para venda ilegal de armas e de drogas, que oscilam nas primeiras colocações. Todos os anos, US$ 46 bilhões [cerca de R$ 92 bilhões] são movimentados pelo tráfico humano.

A maior parte desse volume se deve ao tráfico de crianças. (...)"

Link para o artigo completo.

Para se comparar, a população brasileira está estimada em 194 milhões.