Eis uma receita do tipo "cozinha pós-parto". Ou "culinária da mãe atribulada". Etecétera. O único trampo é picar a cebola e o alho.
Mas antes, a história. Uma vez eu fui a um restaurante japonês e resolvi pedir uma "refeição". Vieram tantas tigelinhas, algumas com coisas tão misteriosas, que eu quase não reparei quando veio um pouco de sushi e sashimi. Mas o que me surpreendeu mais foi uma sopa muito picante de abóbora, que inspirou esta.
Pra quem não sabe, a abóbora japonesa é aquela esférica, com a casca rugosa e verde escuro. Ela me parece mais "pesada" que as outras tanto na textura quanto no sabor.
Comecei com meia abóbora, parti em dois pedaços e cozinhei até ficarem macios. Crua a abóbora é dura e chata de descascar, cozida é bem fácil. Dispenso a água porque não gosto do sabor.
Depois é amassar com um garfo ou bater no liquidificador (aí precisa acrescentar água).
Refogo cebola e alho (não custa avisar, o alho demora bem menos que a cebola, então ele vai depois), e pimenta calabresa seca - eu não tinha, mas gengibre picado é muito bom. E acrescento o purê e mais água, se precisar.
Aí é só deixar ferver um pouco pros sabores se fundirem.
No comments:
Post a Comment